O basquetebolista português Neemias Queta estreou-se pelos Boston Celtics no domingo, contribuindo para a vitória sobre os Memphis Grizzlies por 102-100, embora não tenha marcado pontos durante os cinco minutos em que jogou na Liga norte-americana de basquetebol (NBA).
Recuperado de uma lesão, o poste português de 24 anos esteve em campo por 5 minutos e 17 segundos, conseguindo dois ressaltos defensivos, cometendo uma falta e falhando o único lançamento ao cesto que tentou no seu primeiro jogo oficial pela equipa de Massachusetts.
Destacam-se Kristaps Porzingis, com 26 pontos, e Jayson Tatum, com 20 pontos, como os principais contribuidores para a vitória dos Celtics, apesar de Desmond Bane e Santi Aldama, ambos dos Grizzlies, terem sido os melhores marcadores do jogo, com 30 e 28 pontos, sendo que o espanhol também alcançou 12 ressaltos.
Com esta vitória, os Celtics lideram a conferência Este com um registo de 8-2, enquanto os Grizzlies ocupam o 13.º lugar na conferência Oeste com um registo de 3-7. Após passar duas temporadas nos Sacramento Kings, Neemias Queta foi dispensado, assinando depois um contrato de duas vias com os Boston Celtics, que lhe permite jogar tanto na equipa principal como na equipa secundária, os Maine Celtics, que competem na G-League.
Neemias Queta foi escolhido pelos Sacramento Kings na 39.ª posição do draft da NBA de 2021, tornando-se o primeiro português a competir na liga.
Leia também:
Mohamed Salah vítima de uma tentativa de agressão em pleno jogo
Inter aponta novamente a Trubin: agente do jogador garante que seria bom rumar a Milão