Depois de ter anunciado na semana passada o término de contrato de Marc Márquez para o final de 2023, a Honda está no mercado à procura de um substituto para o consagrado hexacampeão de MotoGP para 2024. Como o Lente Desportiva já tinha anunciado previamente, o grande foco da marca nipónica é Miguel Oliveira.

Na última quarta-feira, a Honda revelou a decisão conjunta com Márquez de concluir o contrato previamente acordado. Durante os 11 anos que Márquez esteve na MotoGP, defendeu sempre as cores da Honda, onde conquistou os seus seis campeonatos, 59 vitórias e alcançou o pódio 101 vezes. Embora não seja oficial, Márquez deve juntar-se à Gresini em 2024, competindo numa moto Ducati de 2023. Assim, Miguel Oliveira, atual piloto da RNF Aprilia e ex-KTM, é visto como o candidato ideal para o substituir.

Artigos relacionados:

Pedro Acosta promovido à MotoGP pela equipa GasGas

Loucura à vista no Moto GP: possível saída de Marc Márquez pode levar a grandes mudanças

Contudo, o português terá de resolver o seu contrato vigente com a Aprilia, válido até o final do próximo ano. Mesmo que o salário de Oliveira seja assegurado pela Aprilia, existe uma cláusula no contrato que permite a sua saída caso receba uma proposta de uma equipa oficial.

Este tipo de situação já se verificou em 2023. Álex Rins, que tinha contrato com a Honda para correr pela LCR durante dois anos, decidiu rompê-lo, escolhendo a Yamaha para 2024. Aos 28 anos, Oliveira é considerado uma excelente opção pela HRC, dada a sua experiência na MotoGP e o facto de já ter competido em duas marcas europeias (KTM e Aprilia). Do ponto de vista comercial, o patrocínio da Repsol valoriza ainda mais a contratação do piloto português, dada a popularidade da marca em Portugal.

Porém, surge um entrave: poderá Oliveira estar hesitante em trocar o competitivo modelo RS-GP da Aprilia por aquela que é atualmente considerada a moto menos competitiva do pelotão, e que levou o melhor piloto da competição a sair da Honda?

Se Miguel Oliveira decidir assim, irá fazer parceria com Joan Mir. A LCR, por sua vez, já confirmou Takaaki Nakagami e Johann Zarco para 2024. Permanece incerto quem a Aprilia e a RNF escolheriam para substituir o piloto português.

Leia também:

“Vomitei dentro do carro”, “senti o capacete a arder”: pilotos da F1 relatam “inferno” vivido no Qatar

14 em 17! Já campeão, Max Verstappen conquista mais uma vitória