Shintaro Mochizuki (215º) continua a surpreender tudo e todos esta semana e presenciou o seu público local mais uma exibição soberba no Kinoshita Group Japan Open Tennis Championships, ATP 500 de Tóquio, onde superou Alexei Popyrin (41º) por 7-5, 2-6, 7-5, garantindo um lugar nas meias-finais do torneio.
Mochizuki salvou três break points quando o jogo estava empatado a 5-5 no set decisivo de um emocionante encontro dos quartos de final e depois salvou três pontos de jogo no último jogo para quebrar o serviço de Popyrin e levar a multidão de Tóquio ao delírio.
Artigos relacionados:
Tiago Pereira eliminado na segunda ronda em Tavira
Jaime Faria ultrapassa mais um duelo 100% português em Tavira
“É inacreditável. A minha expectativa era apenas vencer uma ronda aqui em Tóquio”, disse Mochizuki ba sua entrevista no campo. “Então, não posso acreditar que já venci três partidas e amanhã será difícil novamente contra o [Aslan] Karatsev. Ele tem jogado bem esta semana, mas vou me recuperar bem esta noite e voltaremos fortes amanhã.”
O jovem de 20 anos nunca havia vencido uma partida no circuito ATP antes de terça-feira, quando derrotou Tomas Martin Etcheverry, e continuou a sua surpreendente trajetória ao eliminar o cabeça de série número um e atual campeão em titulo, Taylor Fritz.
Com a sua vitória em duas horas e 23 minutos, Shintaro tornou-se no semifinalista de Tóquio com a classificação mais baixa desde Kelly Jones, então número 479 do mundo, em 1986. A notável corrida do japonês também colocou-o na disputa por uma vaga nas Next Gen ATP Finals, subindo 14 posições para o 15º lugar no ranking da temporada ao vivo da Pepperstone ATP Race para Jeddah, e subirá para o 10º lugar se derrotar Aslan Karatsev (50º) nas meias-finais.
Por sua vez, o russo continua a demonstrar o quão perigoso pode ser o seu jogo de grande poder e derrotou o quarto cabeça de série Alex de Minaur (13º) por 6-3, 6-2. Foi a terceira vitória consecutiva em sets diretos de Karatsev em Tóquio, depois de vitórias sobre Frances Tiafoe e Zhang Zhizhen.
A derrota de sexta-feira foi um grande golpe para as chances de De Minaur de marcar presença pela primeira vez nas Nitto ATP Finals, já que o australiano não conseguiu capitalizar a derrota de Tommy Paul para Ben Shelton mais cedo no dia em Tóquio. De Minaur permanece em 13º lugar na classificação da Pepperstone ATP Race para Turim, 35 pontos atrás de Paul, em 12º lugar, e 550 pontos atrás de Holger Rune, em oitavo lugar, e que fecha o lote de jogadores apurados.
Leia também:
MotoGP: Grande Prémio da Austrália antecipado para sábado
Atleta larga a carreira e dedica-se a fotos sensuais: ‘Ser eu mesma’