A Federação de Futebol da Turquia emitiu um comunicado na noite desta segunda-feira, confirmando a suspensão de todos os jogos do campeonato até nova ordem, em decorrência das agressões brutais ao árbitro Halil Umut Meler, após o jogo entre Ankaragucu, onde joga o português Pedrinho, e Caykur Rizespor, que terminou em empate (1-1).
“Condenamos veementemente a agressão desumana e vil de que foi alvo Halil Umut Meler, um árbitro com insígnias da FIFA, por parte de bandidos desconhecidos após o jogo da Superliga Trendyol entre o MKE Ankaragücü e o Çaykur Rizespor A.Ş., na segunda-feira. Acompanhamos de perto o estado de saúde de Halil Umut Meler e desejamos uma rápida recuperação ao nosso valioso árbitro”, refere o comunicado assinado pelo presidente da federação, Mehmet Buyukeksi.
O comunicado prossegue, destacando que o ataque não foi apenas contra Halil Umut Meler, mas contra todas as partes interessadas no futebol turco. Aponta responsabilidades a declarações irresponsáveis de presidentes de clubes, dirigentes, diretores técnicos e comentadores televisivos que visaram os árbitros, preparando o terreno para este ataque.
O presidente do Ankaragucu, Faruk Koca, agrediu o árbitro Halil Umut Meler com um soco na cara após o final da partida com Caykur Rizespor. O árbitro teve de ser auxiliado para sair do campo, apresentando o olho esquerdo visivelmente inchado. Koca afirmou não se lembrar do incidente, alegando que “sente que o seu cérebro enlouqueceu” e que ficou cego. A federação turca anunciou a abertura de processos penais contra os envolvidos, e todos os jogos foram adiados por tempo indeterminado.
Leia também:
Acabou a dúvida ! Inter Miami confirma o reencontro entre Messi e Ronaldo
Miguel Oliveira quebra silêncio e mostra a sua nova mota para 2024