O Sporting passou por um verdadeiro susto neste sábado, mas conseguiu garantir seu lugar na quarta eliminatória da Taça de Portugal ao vencer o Olivais e Moscavide por 1-3. Os leões chegaram a estar em desvantagem após Fabrício Simões converter uma grande penalidade, mas conseguiram dar a volta ao marcador com os golos de Marcus Edwards, Geny Catamo e Daniel Bragança.
A equipa comandada por Rúben Amorim até teve a primeira oportunidade aos três minutos, quando João Varela impediu Marcus Edwards de marcar, mas apenas cinco minutos depois, a equipa da casa conseguiu mesmo abrir o marcador. Ao tentar afastar a bola da grande área, Iván Fresneda rematou contra o pé de Ricardo Cabral, e o árbitro Hélder Carvalho marcou imediatamente grande penalidade. Apesar de Franco Israel ter adivinhado o lado para onde a bola foi, não conseguiu evitar o golo de Fabrício Simões.
Artigos relacionados:
Benfica resiste a temporal e avança na Taça de Portugal
Taça de Portugal: FC Porto inicia a revalidação do titulo com um triunfo seguro
Os verde e brancos tiveram dificuldade em contrariar a organização e a agressividade do adversário que compete na Associação de Futebol de Lisboa.
Aos 13 minutos, Francisco Trincão atirou à trave, causando alguma confusão na grande área. Sete minutos depois, o poste voltou a negar o golo, desta vez a Pedro Gonçalves.
Aos 36 minutos, ocorreu um lance polémico que certamente será debatido. Iván Fresneda subiu à grande área e rematou para a baliza, com a bola a ser desviada por João Varela com o braço. O árbitro não assinalou nada e, sem VAR, não houve revisão.
Perto do intervalo, surgiu o golo do empate. Marcus Edwards ganhou uma grande penalidade que ele mesmo converteu, colocando a bola no fundo das redes defendidas por Rúben Gonçalves.
O Sporting começou a segunda parte de forma mais convincente do que na primeira. Após um lance confuso, a trave voltou a negar um golo, desta vez a Marcus Edwards. No entanto, na recarga, Geny Catamo, recém-entrado em campo, marcou o golo da reviravolta.
Aos 63 minutos, Marcus Edwards teve uma oportunidade clara de marcar, mas, assistido por Francisco Trincão e à beira da baliza, conseguiu falhar o alvo. As oportunidades continuaram a surgir, mas o resultado permaneceu inalterado até aos 90+4 minutos.
Geny Catamo não estava satisfeito com o que já tinha feito e protagonizou uma brilhante jogada individual, deixando o guarda-redes adversário, Rúben Gonçalves, pelo caminho, antes de assistir Daniel Bragança para o golo que selou o resultado final.
Desta forma, o Sporting junta-se ao Sporting de Braga, Benfica, Portimonense, FC Porto, Santa Clara, Paredes, Nacional, Vizela, Estrela da Amadora, Casa Pia, Atlético da Malveira, Vitória FC, Arouca e União de Leiria na próxima fase da Taça de Portugal, a competição rainha do futebol nacional.
Leia também:
Zarco vence na Austrália em final de ‘loucos’. Miguel Oliveira é 13.º
Charles Leclerc conquista pole position para o Grande Prémio dos EUA