Apenas dois dias após a academia de La Masia ter celebrado o seu 44º aniversário, um novo talento da formação do Barcelona começou a chamar a atenção. Marc Guiu, com apenas 17 anos, foi o destaque no último jogo do Barcelona contra o Athletic Bilbao ao marcar o golo da vitória para a equipe catalã, apenas 34 segundos depois de ter entrado em campo para fazer a sua estreia.
Com 17 anos, nove meses e dezoito dias, Guiu tornou-se no quinto jogador mais jovem a marcar pela equipa principal do Barcelona. Ao contrário da maioria dos atacantes formados em La Masia, que geralmente atuam nas laterais ou recuam para apoiar o meio-campo, Guiu é um jogador de área típico, com velocidade, força física e habilidade para usar ambos os pés.
Artigos relacionados:
Terminou a temporada para Messi no Inter Miami… e agora?
Real Sociedad regressa aos triunfos antes da visita à Luz
Há apenas alguns meses, Guiu representava os sub-17 do Barcelona e foi promovido à equipa principal depois de se destacar no Campeonato Europeu Sub-17 com a Espanha.
Depois de marcar cinco golos pela equipa sub-17, o jovem atacante foi promovido ao Barcelona Atlètic, a equipe B do Barcelona que compete na terceira divisão do futebol espanhol. O jovem teve a sua primeira oportunidade na equipa principal sob o comando de Xavi Hernández no jogo contra o Athletic Bilbao, onde precisou de menos de um minuto para fazer a diferença.
No final da partida, Xavi parabenizou Guiu e destacou a importância dos jogadores da academia para a equipa. “Marc, um jovem da formação, fez a diferença. Estou feliz por ele e pelos três pontos, que são muito importantes. Pensei nele porque ele tem talento, é explosivo e gosto dele pessoalmente. Não tenho nenhum problema em olhar para a nossa formação. Pelo contrário, retribuo a confiança que me deram quando eu tinha 17 ou 18 anos”, disse o treinador espanhol.
Leia também:
Max Verstappen continua a dominar e conquista a 50ª vitória na Fórmula 1
Lewis Hamilton e Charles Leclerc desqualificados do Grande Prémio dos Estados Unidos