Após a decisão da UEFA de adiar as partidas de futebol envolvendo equipas israelitas devido aos recentes conflitos em Israel, a FIBA, entidade responsável pelo basquetebol internacional, tomou uma decisão semelhante, afetando os planos de Benfica e Sporting nas competições europeias de Basquetebol masculino.

Devido às preocupações de segurança em Israel, a FIBA Europa optou por suspender todos os jogos que contam com a participação de equipas deste país, conforme comunicado no seu site oficial. A FIBA sublinhou que, em colaboração com a Federação Israelita de Basquetebol e clubes envolvidos, vai continuar a avaliar a situação, com a segurança e bem-estar dos participantes como principal prioridade.

Artigos relacionados:

Nemias Queta em destaque na sua estreia pelos Boston Celtics

Basquetebol masculino: FC Porto perde mas chega à fase de grupos da FIBA Europe Cup

Esta decisão impacta diretamente jogos da EuroCup Women e da FIBA Europe Cup. A FIBA mencionou que novas datas para os jogos adiados serão anunciadas assim que for seguro fazê-lo.

No contexto nacional, o Benfica masculino tinha jogo agendado contra o Hapoel Bank Yahav Jerusalém a 17 de outubro, e a equipa feminina iria defrontar o Elitzur Landco Ramla a 30 de novembro. Por sua vez, o Sporting tinha uma partida marcada contra o Bnei Herzliya a 25 de outubro.

No entanto, o comunicado deixa espaço para várias interpretações, podendo os jogos ser realizados noutro país ou até inverter a ordem dos jogos (realizando os que seriam em Israel mais tarde).

Leia também:

«Só 100 mil euros?»: Alisha Lehmann revela ter recusado proposta milionária para passar a noite com um famoso

Moto GP: Miguel Oliveira é o principal alvo da Honda para fazer esquecer Marc Márquez