O avançado nigeriano Victor Osimhen, que joga no Nápoles em Itália, foi distinguido como o melhor jogador africano de 2023, conforme anunciado pela Confederação Africana de Futebol (CAF), numa cerimónia realizada em Marraquexe, Marrocos, hoje.

Na disputa pelo prémio, Osimhen, de 24 anos, superou o egípcio Mohamed Salah, do Liverpool, e o marroquino Achraf Hakimi, do Paris Saint-Germain.

Artigos relacionados:

Chelsea planeia vender capitão… para ter dinheiro para novos reforços

“Este é um sonho tornado realidade. Quero agradecer a todos que me acompanharam ao longo desta jornada e que me ajudaram a realizar o meu sonho”, afirmou Osimhen ao subir ao palco para receber o prémio.

O avançado, orientado pelo treinador português José Peseiro na seleção nigeriana, destacou-se na conquista da Serie A pelo Nápoles, registando 31 golos em 39 jogos em todas as competições pelos italianos.

A jogadora nigeriana Asisat Oshoala, que atua no FC Barcelona, foi eleita, aos 29 anos, a melhor jogadora de 2023, após conduzir a sua seleção aos oitavos de final do Mundial da Austrália/Nova Zelândia. Pelo FC Barcelona, Oshoala conquistou a Liga dos Campeões, a Liga espanhola e a Taça do Rei, superando a concorrência da sul-africana Thembi Kgatlana e da zambiana Barbara Banda.

O selecionador de Marrocos, Walid Regragui, foi agraciado como o melhor treinador do ano, enquanto o guarda-redes marroquino Yassine Bounou recebeu o prémio de melhor guardião.

Leia também:

Um talento além da idade: Rodrigo Fernandes e a sua rápida trajetória no ténis profissional (entrevista completa)

Francisca Jorge conquista o seu primeiro título da temporada e resgista o melhor ranking da carreira