O piloto neerlandês Max Verstappen, da Red Bull, alcançou neste domingo a sua 50ª vitória na Fórmula 1 ao vencer o Grande Prémio dos Estados Unidos, a 18ª corrida da temporada, depois de largar da sexta posição na grelha. Verstappen completou as 56 voltas com um tempo de 1:35.21,362 horas, deixando o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) em segundo lugar, a 2,225 segundos, enquanto o também britânico Lando Norris (McLaren) terminou em terceiro, a 10,730 segundos.

Esta vitória marcou também o 750º pódio conquistado por pilotos britânicos na história da Fórmula 1.

Artigos relacionados:

Lewis Hamilton e Charles Leclerc desqualificados do Grande Prémio dos Estados Unidos

Mais uma polémica na Fórmula 1… pilotos revoltam-se contra a FIA

Foi a 15ª vitória de Max Verstappen nesta temporada, igualando o recorde de triunfos numa única época que já tinha alcançado em 2022. Com 50 vitórias no total, Verstappen está agora em quinto lugar na lista dos pilotos mais vitoriosos de sempre na modalidade, apenas a uma vitória do francês Alain Prost (51) e a três do alemão Sebastian Vettel, que ocupa o terceiro lugar com 53 vitórias.

Partindo do sexto lugar, o piloto da Red Bull precisou de 28 das 56 voltas previstas para chegar à liderança da corrida. Embora tenha demonstrado um ritmo imparável na corrida sprint no dia anterior, ganhando meio segundo por volta à concorrência, hoje optou por uma abordagem mais conservadora, especialmente porque enfrentou problemas nos travões desde o início da corrida.

Com esta vitória, Verstappen atingiu 466 pontos no campeonato, estabelecendo um novo recorde na história da Fórmula 1.

Neste ponto do campeonato, com os dois títulos já assegurados por Verstappen (o de pilotos) e pela Red Bull (o de construtores), a principal luta tem sido pela segunda posição. Lewis Hamilton conseguiu recuperar terreno em relação ao mexicano Sérgio Pérez (Red Bull), que terminou em quinto lugar na corrida de hoje. Hamilton agora está a 19 pontos de distância do segundo lugar, faltando apenas quatro corridas para o final da temporada. A próxima etapa será no México, daqui a uma semana.

Leia também:

Zarco vence na Austrália em final de ‘loucos’. Miguel Oliveira é 13.º

Miguel Oliveira: “Honda? Objetivo de todos é estar numa moto de fábrica”