Certamente recorda-se de Fabian Marozsan, que se destacou em Roma ao disputar pela primeira vez um quadro principal de um Masters 1000 e vencer Carlos Alcaraz, o número 1 mundial na altura. O húngaro, agora no top 100 e a competir no seu segundo quadro principal de um Masters 1000, avançou para os quartos-de-final após vencer mais um jogador do top 10.

Com um ténis absurdo, Marozsan superou o oitavo cabeça-de-série, Casper Ruud, com parciais de 7-6(3), 3-6, 6-4, numa disputada quarta ronda do Rolex Shanghai Masters.

Artigos relacionados:

De volta a competição, Bautista Agut regressa ao circuito Challenger com um triunfo

Surpresas nas convocatórias para as Billie Jean King Cup Finals: grandes figuras ausentes

Atualmente 82º do ranking mundial, Fabian entrou em campo sem ter perdido um único set no torneio e manteve esse registo ao vencer o primeiro set num emocionante tie-break. O jovem de 24 anos conseguiu depois superar Ruud, nono do ranking, num set decisivo recheado de tensão, garantindo um lugar nos quartos-de-final onde enfrentará o 16º cabeça-de-série, Hubert Hurkacz (17º), ou o favorito local, Zhang Zhizhen (60º).

“Estou muito satisfeito por vencer o Casper”, confessou Marozsan. “Ele é um dos principais jogadores aqui em Shangai. Comecei muito bem e sinto que joguei uma das minhas melhores partidas aqui. Foi ótimo ganhar o primeiro set, mas o segundo foi desafiante, com ele a elevar o nível, e o terceiro set também foi renhido. Estou realmente contente pela vitória.”

No seu primeiro confronto direto, ambos os jogadores mostraram grande resiliência. Ruud defendeu 12 dos 14 break points que enfrentou, enquanto Marozsan salvou oito de 11. No entanto, foi Marozsan quem se destacou no final do terceiro set, conseguindo a quebra decisiva no nono jogo e, posteriormente, defendendo dois break points para fechar o encontro que durou duas horas e 41 minutos.

Esta foi a segunda vitória de Marozsan sobre um jogador do top 10 esta temporada, recordando a sua surpreendente vitória sobre o número 2 mundial, Carlos Alcaraz, na terceira ronda em Roma. Ele também venceu o então 11º do ranking, Alex de Minaur, na segunda ronda do torneio.

Leia também:

Sérgio Conceição liga para programa televisivo e defende jogador do FC Porto

Sem palavras ! Com apenas 16 anos, Yamal volta a fazer história e quebra mais um recorde