Em Mumbai, na Índia, a proposta de incluir cinco novas modalidades nos Jogos Olímpicos foi apresentada pelos organizadores dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 e foi aceite pela comissão executiva do Comitê Olímpico Internacional (COI) na sexta-feira.
Das cinco modalidades sugeridas pelos organizadores de Los Angeles 2028, o críquete, um esporte muito popular na Índia e nos países da Commonwealth, já havia sido parte dos Jogos Olímpicos, na edição de 1900, em Paris.
O beisebol/softbol fará um retorno ao programa olímpico, já que não estará presente em Paris 2024, apesar de ter sido disputado em Tóquio 2020. O lacrosse, que esteve presente em St. Louis 1904 e Londres 1908, também foi incluído.
Além disso, o flag-futebol e o squash, ambos populares nos Estados Unidos, farão sua estreia nos Jogos Olímpicos.
A inclusão do boxe ainda está pendente, uma vez que não há uma federação internacional reconhecida pelo COI. A decisão final sobre o boxe será tomada posteriormente. Por outro lado, o pentatlo moderno provavelmente substituirá a corrida de cavalos por um percurso de obstáculos, e o halterofilismo foi proposto para inclusão em Los Angeles 2028 pela comissão executiva do COI.
Isso significa que haverá um total de 35 modalidades disputadas nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, estabelecendo um novo recorde. A única modalidade que não estará presente em relação a Paris 2024 é o breaking, conforme já havia sido anunciado no início de 2022.
Leia também:
‘Atleta mais sexy do Mundo’ desafia Haaland para uma corrida de 400 metros: «Estou pronta»
Binder assume-se culpado depois do incidente com Miguel Oliveira : “100% culpa minha”